A miopia, assim como o astigmatismo e a hipermetropia são patologias bem frequentes no nosso dia a dia e na prática cotidiana do oftalmologista. Também são as responsáveis pelas principais queixas visuais, como dificuldade para enxergar para longe, para perto ou para os dois.
Por isso, se alguma vez você já foi diagnosticado com uma dessas patologias, ou sente alguma dificuldade para enxergar, saiba mais a respeito.
Índice
1. O que faz com que você enxergue bem?
2. O que é miopia?
2.1 Quais os sintomas da miopia?
3. O que é astigmatismo?
3.1 Quais os sintomas do astigmatismo?
4. O que é hipermetropia?
4.1 Quais os sintomas da hipermetropia?
O que faz com que você enxergue bem?
Para enxergarmos bem, precisamos que os componentes naturais do olho estejam transparentes e em perfeito funcionamento.
A córnea e o cristalino são nossas lentes naturais que fazem com que a imagem que enxergamos chegue até a retina. Esse passo é importante para o sistema visual, pois só enxergamos com nitidez se a imagem chegar exatamente sobre a retina.
O que é miopia?
A miopia ocorre justamente quando a imagem chega antes da retina, o que acontece naturalmente em pacientes com olhos maiores. Se a imagem chega antes, chega sem nitidez e nós temos muita dificuldade para focalizar.
Muitos tentam cerrar ou apertar os olhos para enxergar melhor. Ao fazer isso, você está empurrando a imagem mais para perto da retina, o que garante um pouco mais de nitidez.
Ao colocar óculos ou lente de contato para corrigir, o que fazemos é jogar essa imagem sobre a retina e passarmos a enxergar com nitidez.
Portanto, desde que não apresente miopia muito alta, que possa ter alterações na retina, a miopia é simplesmente corrigida com óculos, sem causar maiores problemas.
Quais os sintomas da miopia?
O principal sintoma relacionado a miopia é dificuldade para enxergar objetos distantes.
Já quem tem dioptrias (graus) muito altos também pode acabar trazendo os objetos muito para perto para poder enxergar. Então, se você sente algum desses sintomas, procure um médico oftalmologista.
O que é astigmatismo?
Se pensarmos no astigmatismo puro, simples, significa que parte da imagem chega na retina e parte chega antes, causando uma distorção parcial e turvação da imagem dependendo do grau do astigmatismo.
Portanto, o astigmatismo pode causar distorção da visão tanto para longe quanto para perto. É comum estar associado com hipermetropia ou miopia.
Quais os sintomas do astigmatismo?
Geralmente a pessoa refere dificuldade para enxergar de longe, turvação visual, borramento com a luz, luzes desfocadas.
O que é hipermetropia?
A hipermetropia ocorre quando a imagem chega posterior à retina, o que acontece em olhos menores.
Nesse caso, os portadores de hipermetropia em sua maioria não têm dificuldade para enxergar de longe e sentem mais desconforto ou dificuldade para enxergar de perto.
A maioria das pessoas que não usa óculos são hipermétropes com baixo grau, o que não necessita correção antes dos 40 anos de idade.
Quais os sintomas da hipermetropia?
Muitas vezes associado a sintomas como dor de cabeça, vista cansada, sensação de peso e dificuldade para ver de perto.
Fiquem atentos, pois esses são sintomas gerais, qualquer grau muito alto de qualquer uma das patologias pode causar dificuldade para enxergar para longe e perto e trazer outras consequências para o olho.
Se você tem uma receita em mãos, pode descobrir que tipo de doença você tem.
LONGE
ESFÉRICO | CILÍNDRICO | EIXO
+OU- | NEGATIVO OU ZERO
- Se no grau esférico da sua receita, tem um sinal negativo, você provavelmente apresenta miopia;
- Se no grau esférico da sua receita, tem um sinal positivo, você provavelmente apresenta hipermetropia;
- Se no grau cilíndrico da sua receita, tem um sinal negativo, você provavelmente apresenta astigmatismo;
- Se não tem nada escrito, provavelmente você não tem.
Qualquer dúvida, entre em contato com o seu médico oftalmologista. Na Norte Clínica temos oftalmologista e mais quinze outras especialidades médicas. Faça o seu agendamento pelo WhatsApp.
- Exames oftalmológicos: entenda para que serve cada um - 01/12/2021
- Glaucoma: o que é e quais os sintomas? - 24/11/2021
- A importância da mamografia na prevenção do câncer de mama - 19/11/2021