Se você quer entender um pouco mais sobre como funciona o pós-operatório e a recuperação da cirurgia de catarata, continue lendo este artigo, esperamos ao final que você tire todas as suas dúvidas.
A Catarata é a opacificação da nossa lente natural do olho o cristalino. Sua remoção e substituição por uma lente artificial, além de tratar a doença, restaura a visão do paciente, permitindo ainda o benefício de remover ou reduzir o grau do paciente.
A recuperação pós-operatória é relativamente tranquila, com poucas ou nenhuma queixa de dor, sendo necessário manter repouso por um período, além de usar colírios de forma constante, conforme orientação médica.
Principais medidas adotadas:
- Repouso (mais absoluto por 7 dias); ao total em torno de 30 dias.
- Uso de óculos ou tampa de acrílico para proteção;
- não dormir com a cabeça virada para o lado operado.
- Não realizar esforço.
- Pode assistir televisão ou ver o celular.
PRECISA USAR COLÍRIOS?
O uso de colírios varia conforme a indicação profissional, mas pode chegar a usar aproximadamente por 30 a 40 dias, até completar a recuperação.
FICO ENXERGANDO MELHOR LOGO?
A recuperação visual pode ocorrer já no primeiro dia pós-operatório, mas é obtida de forma mais completa após os 30 dias. Tanto é que se aguarda esse período para nova prescrição de óculos. Eu utilizo de rotina a prescrição, se necessária, após 40 dias de cirurgia.
O QUE DETERMINA A RECUPERAÇÃO VISUAL MAIS RÁPIDA?
Cataratas mais duras normalmente exigem um tempo intraoperatório maior, com maior uso de energia para quebra da catarata. E como isso afeta a visão? A cirurgia pode ter sido totalmente bem sucedida com remoção completa da catarata e posicionamento adequado da lente no olho, no entanto, o maior uso de energia faz com que a córnea (nossa estrutura transparente de proteção) fique mais inchada, deixando a visão mais turva.
Ao fim da recuperação completa (30 dias), não há distinção ou diferença de resultado se a recuperação tiver ocorrido desde o primeiro dia ou após a primeira semana, por exemplo, desde que a córnea tenha se recuperado por completo.
Então não se preocupe caso a visão esteja turva no início mesmo que um olho tenha sido diferente do outro. No fim, o resultado deverá ser o mesmo.
QUEIXA COMUNS
Sinais como lacrimejamento, sensação de areia no olho são comuns e normalmente não representam nenhuma alteração significativa para o resultado cirúrgico.
QUANDO DEVO FICAR PREOCUPADO?
Alguns sinais devem chamar mais atenção para que você procure seu oftalmologista imediatamente no pós-operatório:
- Olho muito vermelho
- Com dor significativa
- A visão já estava melhor e piorou de forma mais súbita
A CIRURGIA DE CATARATA É SEGURA?
De forma geral, a cirurgia é bastante segura, com baixíssimo índice de complicação, especialmente quando realizado em casos de cataratas mais precoces. É a cirurgia mais realizada no mundo, com um grande arsenal tecnológico envolvido, cirurgiões experientes, além de ser considerada uma cirurgia limpa, com baixo índice de infecções intraoperatórias.
Procure um médico oftalmologista de sua confiança para realizar o procedimento e poder melhorar de vez a qualidade de visão e de vida.
Dr. Bruno Medeiros é Médico Oftalmologista em Natal, Rio Grande do Norte, Ex-professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Cirurgia de Catarata e Segmento Anterior.
Qualquer dúvida adicional, pode contactar em nosso Whatsapp
- CIRURGIA DE CATARATA: RECUPERAÇÃO - 17/07/2022